Inscrição no MEI – Micro Empreendedor individual

O processo de inscrição no MEI – Microempreendedor Individual

Para sair da informalidade e tornar – se um MEI – Microempreendedor Individual, tendo acesso às vantagens oferecidas para as pessoas inscritas nessa classificação, como reduções de carga tributárias, regularização junto a Previdência Social, contar com um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, permitindo abertura de conta bancária jurídica, podendo assim contar com acesso a empréstimos, emissão de Notas Fiscais, entre outros benefícios é só verificar as possibilidades e inscrever-se.

O processo de inscrição para se tornar um MEI – Microempreendedor Individual é bastante facilitado, estando ainda previsto por lei que as empresas contábeis tributadas pelo Simples Nacional são obrigadas a orientar e efetuar o registro do empresário interessado na inscrição do MEI, sendo inclusive obrigado a providenciar a primeira declaração ao fisco caso o empreendedor não possua empregado, pois nesse caso, incluirá a necessidade de fazer folha de pagamento e outras declarações, isentando o contador da obrigatoriedade da realização do serviço.

Caso queira realizar a inscrição para se tornar um Mei – Microempreendedor Individual sem contar com um contador, também é fácil. O primeiro passo é a realização de uma pesquisa referente ao nome da empresa para saber se já existe algum cadastro na junta comercial. Deve-se verificar em seguida junto à prefeitura da cidade, se existe a possibilidade de exercer a atividade que se pretende no endereço pretendido.

Após estas verificações iniciais é só acessar o site do Portal do empreendedor www.portaldoempreendedor.gov.br e realizar, de maneira gratuita, a inscrição informando o CPF e a data de nascimento O próximo passo é conferir se o item “identificação” está preenchido corretamente com Nome Empresarial, Nome do Empresário, Nacionalidade, Sexo e Nome da Mãe. Selecionar no item “atividades’ a ocupação que será exercida pelo empreendedor, informar no próximo item os endereços solicitados e pronto, a inscrição está efetuada.

Após o registro no site, informando a documentação solicitada são obtidos instantaneamente a inscrição na Junta Comercial, CNPJ e Alvará Provisório de funcionamento, o certificado MEI,  um único documento que permite que o   Microempreendedor Individual esteja apto a exercer suas atividades de maneira legal e com toda as vantagens estabelecidas em lei.

 

Comente (será moderado)